Monitore sempre a temperatura do seu PC
Um dos maiores problemas do computador, especialmente em épocas quentes como o verão é o superaquecimento. Nesses momentos, monitorar a temperatura da CPU é algo primordial, uma vez que sem ventilação adequada, é possível até acabar perdendo o equipamento.
Quando a temperatura do PC começa a aumentar, as complicações como lentidão e até mesmo desligamento abrupto ocorrem e, junto com isso, uma efeito dominó completo deixa o sistema inteiro comprometido.
A primeira peça do PC que fica cheia de problemas com esses desligamentos devido à temperatura elevada é o HD. Esse periférico começa a ter blocos de informações corrompidos e, em última instância, acaba inutilizado, juntamente com todos os dados previamente armazenados.
Como manter a temperatura da CPU baixa
1 - Mantenha seu PC limpo
Os ventiladores ou coolers são pequenas peças dentro do computador que ficam, normalmente, sobre o processador e em certos casos na lateral externa do gabinete. Com o passar do tempo esses ventiladores acumulam poeira, a qual é bombeada para dentro da máquina, criando uma espécie de “cobertor” de pó que aumenta a chance de superaquecimento.
Então, para manter a temperatura do PC normal, é bom sempre abrir o gabinete ou então levá-lo para que seu técnico o faça, limpando os coolers e permitindo que o ar passe livremente entre as peças para evitar o acumulo de calor.
2 - Melhore o cooler do processador
O cooler do processador é, de longe, uma das peças mais importantes para manter a temperatura da CPU baixa. Sempre que utilizamos a capacidade de processamento de nosso computador, o processador é o maior responsável pelo aquecimento.
Um processador normal trabalha na temperatura média entre 40 e 70 graus, mas essa medida pode acabar ficando muito alta, razão pela qual é importante ter uma ferramenta que monitore essa temperatura, como o Steganos Tuning PRO.
Logo na tela de entrada do Steganos Tuning PRO você pode verificar a temperatura de sua CPU e, se ela estiver muito alta,é aconselhável usar o modo economizador de bateria. Se não for suficiente, é preferível considerar uma melhoria no seu cooler principal ao invés de esperar. Um processador exposto a uma temperatura alta por muito tempo pode acabar queimando e, dependendo de sua configuração, isso pode sair muito caro.
3 - Evite o overclocking
O overclocking é uma prática de certa forma comum entre muitos gamers. Ao fazer isso é possível forçar o equipamento ao máximo para conseguir melhores resultados de processamento e renderização.
Contudo, isso é feito a um custo alto, já que a temperatura da CPU vai às alturas durante um overclocking. Então, se você faz isso e está preocupado com a vida útil de seu equipamento, é melhor não fazer de forma alguma.
Dica final
Por mais que você faça ou não as dicas citadas acima para melhorar a temperatura de seu CPU, é bom sempre ter um medidor de temperatura do PC a mão. Conforme mencionado anteriormente, o Steganos Tuning PRO consegue verificar isso logo em sua tela inicial.
Além disso o Steganos Tuning PRO possui várias outras configurações interessantes para melhorar o desempenho de sua máquina. Para fazer o download do Steganos Tuning PRO e conferir seus usos ou apenas monitorar a temperatura de sua CPU a partir dele, clique no botão abaixo e faça o download da versão de teste do programa.
Versão de teste

Artigos relacionados:
Motivos para atualizar os drivers do computador
Saiba o que é e porque você deve desfragmentar os registros do PC
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

- Limpa mais de 200 aplicativos e apaga dados inúteis
- Inicia sessão de Windows até 40% mais rápido
- Atualiza automaticamente mais de 35.000 aplicativos e drivers
Versão de teste

Comentários