
Maior segurança no armazenamento
Guardar arquivos em nuvem é uma solução prática para aqueles que desejam uma maior segurança e descentralização para seus arquivos. Digamos que você tenha uma série de arquivos em seu computador de casa e precise deles no trabalho, utilizando um serviço de nuvem, pode carregar estes arquivos na nuvem e utilizá-los no trabalho como se estivesse mexendo na mesma pasta.
A maior segurança na nuvem se deve pelo fato de não ser armazenada em seu computador diretamente, mas em um servidor terceirizado. Deixando assim seus arquivos seguros contra hackeamento, malwares, vírus, entre outros.
Seus arquivos em todo lugar, a todo o momento
Uma das maiores vantagens dos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem é a sincronização entre diversos dispositivos, deixando seus arquivos importantes sempre à mão em tablets, celulares e computadores desktop da mesma maneira.
Contudo, digamos que seu celular seja roubado ou então sua firma seja vítima de espionagem corporativa, o que aconteceria com seus arquivos sincronizados na nuvem? A resposta mais acertada seria de que seus arquivos também estariam comprometidos, uma vez seu dispositivo estaria logado na nuvem naquele momento.
Nos últimos tempos, até mesmo agências de inteligência internacionais prejudicam a privacidade individual, indexando e buscando arquivos pessoais de todos, indiscriminadamente com a desculpa de atividade criminosa, sem qualquer respeito ou resguardo à segurança de tais arquivos.
Para tal, é necessário o emprego de uma medida de segurança adicional, o uso de criptografia dentro do ambiente já criptografado da nuvem, bloqueando o acesso indesejado de forma definitiva. Um dos poucos programas no mercado que oferecem isto é a plataforma Steganos com o Steganos Safe.
Utilizando o Steganos Safe
Vamos agora para um passo a passo sobre como utilizar o Steganos Safe para criar cofres virtuais na nuvem.
Download: Aperte no botão abaixo para efetuar o download do Steganos Safe, também disponível no Steganos Privacy Suite. Esta é uma versão de teste, caso tenha interesse pode comprá-la mais tarde no próprio programa.
Versão de teste

Criação do cofre
1º Passo: Abra o arquivo baixado e instale. Depois de instalado abra o programa em sua área de trabalho e clique em “Criar um novo Safe...”.
2º Passo: Agora, o programa lhe dará três opções, clique me “Cloud Safe”, para prosseguirmos com a instalação do cofre na nuvem.
3º Passo: Agora, escolha um nome para seu cofre na nuvem e selecione a letra que ele será exibido, quando aberto, em seu computador. Por exemplo, você em seu Windows tem os drivers, pastas C:, que é a raiz do computador; a D:, que pode ser outra partição de seu HD ou uma unidade de CD-ROM e assim por diante
4º Passo: Nesta tela você vai escolher o tamanho de seu cofre da nuvem. Ele pode ser gigantesco ou então pequeno. Perceba que dependendo do tamanho dele, pode demorar um pouco até ele ser gerado na nuvem, pois seu computador irá enviar o mesmo para o armazenamento.
5º Passo: Após isto, o programa vai te pedir para escolher uma senha. Não utilize senhas repetidas ou que sejam fáceis de adivinhar, como datas importantes. Caso deseje uma dificuldade extra para sua senha, utilize o gerador de senha ou PicPass da Steganos.

Se a tela abaixo aparecer, não se preocupe. Clique em “Agora não”, para seguir testando o produto e vá para o próximo passo.


Então, entre estas unidades, estará uma nova, que será seu cofre na nuvem, sabendo disto, você pode decidir melhor qual letra colocar a mesma. Tendo escolhido, clique em “Seguinte”.

Recomendamos que sejam feitos cofres diversos de tamanhos razoáveis para facilitar o envio. Faça um cofre específico para os arquivos de trabalho, outro para suas músicas, outro para as fotos de documentos e assim em diante. Tendo decidido o tamanho de seu cofre, clique em “Seguinte”.

Mas se quiser continuar com uma senha própria, ao menos verifique abaixo da confirmação da mesma se ela é classificada como segura ou não. Tendo terminado clique em “Seguinte”.

Agora o programa vai “construir” seu cofre na nuvem desejada, este processo pode demorar alguns minutos, dependendo do tamanho do seu safe. Aguarde, clique em “Finalizar” quando for possível e veja a seguir como utilizar o cofre.
Utilizando o cofre
Usar o cofre feito na nuvem é muito mais fácil do que fazê-lo. Agora, observando a tela inicial do Steganos Safe, clique no nome do cofre que você fez ainda há pouco.

Isto vai fazer com que uma tela se abra pedindo a senha do mesmo. Assim que você digitá-la seu cofre estará aberto, e disponível para que você despeje os arquivos desejados. Caso tenha dificuldade em encontrá-lo basta olhar na raiz de seu sistema e procurar pela letra que definiu para o mesmo no 3.º passo.
Para abrir o arquivo criptografado hospedado na nuvem em qualquer outro dispositivo, instale o Steganos Safe conforme explanado acima e na tela inicial escolha “Abrir um Safe oculto”. Após isto escolha o arquivo desejado. Por exemplo, se utilizar o Dropbox, abra a pasta do serviço e depois entre na pasta Steganos Safe. Feito isto, selecione o arquivo criptografado desejado.

Independente de acessar o Safe em um dispositivo ou em outro, sempre feche o cofre da mesma maneira que abriu, pela tela inicial do Steganos Safe, quando terminar, para assim manter a criptografia e seus arquivos seguros.
Saiba como ocultar um arquivo criptografado.
Veja aqui 6 conselhos para segurança digital.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.
Comentários