Como salvar a senha do Gmail com um gerenciador de senhas
O Gmail, também conhecido como Google Mail, é um serviço de webmail grátis criado pelo Google em 2004. O lançamento do Gmail no dia 1 de abril, conhecido nos Estados Unidos como April Fools' Day, ou o Dia da Mentira, levou o publico a duvidar da autenticidade do serviço, principalmente levando em consideração a fama do Google de realizar pegadinhas nesta data.
O Gmail está configurado para usar o protocolo seguro HTTPS, que proporciona comunicações autenticadas e criptografadas. Incialmente, o acesso ao e-mail do Google somente estava disponível por convite, no entanto, desde 2007 o serviço pode ser utilizado por todo mundo. O Gmail chegou revolucionando o mercado. Inicialmente, oferecia 1GB de espaço de armazenamento, enquanto os pricipais serviços existentes na época, o Yahoo! Mail e o Hotmail, somente ofereciam 6MB e 2MB respectivamente. Isso fez com que os concorrentes reavaliassem a quest4ao do espaço para continuar competitivos.
A grande popularidade do Gmail entre o público também faz com que o serviço seja um grande alvo de ataques de hackers. Isso porque se conseguem acesso aos servidores da empresa, os hackers são capazes de conseguir informação de milhares de usuários. Apesar dos altos níveis de seguraça mantidos pelo Google, não é pouco frequente ler notícias sobre vazamento de informações de usuários, desde senhas de acesso, até dados de contas bancárias e cartões de crédito. Por isso, é fundamental utilizar senhas seguras e utilizar uma ferramenta que permita criptografar os dados de acesso à conta. Aqui recomendo o gerenciador de senhas Steganos Password Manager, que além de salvar a senha do Gmail e iniciar sessão de forma segura, também permitirá gerar senhas indescifráveis. Abaixo deixo um rápido tutorial de como salvar sua senha do Gmail.
Criptografar dados de acesso do Gmail
Passo 1. Para começar, faça o download do Password Manager clicando no botão abaixo. A seguir, instale e execute o gerenciador de senhas no seu computador.
Passo 2. Se você já tem um chaveiro criado, abra-o e vá diretamente ao passo 6 para inserir uma entrada de senha. Caso seja a primeira vez que usa o Steganos Password Manager, clique em “Arquivo”, selecione “Abre chaveiro” e a seguir clique no botão “Adicionar”.
Passo 3. Insira uma senha na janela que se abre e clique em “OK”. O novo chaveiro estará visível na janela principal do programa.
Passo 4. A seguir, crie uma categoria para armazenar suas entradas de senha. Clique com o botão direito no nome do chaveiro e selecione "Adicionar nova categoria".
Passo 5. Dê um nome à categoria e clique em “OK”. A nova categoria aparecerá debaixo do nome do chaveiro, na coluna esquerda.
Passo 6. Agora basta criar as entradas de senha. Para isso, clique em "Editar" e selecione "Nova entrada" para inserir os dados de acesso da sua conta do Gmail.
Passo 7. Complete os campos (nome de usuário, senha, URL, etc) e clique em "Salvar".
Versão de teste







Isso é tudo! Agora sua informação de login ficará guardada no gerenciador de senhas com a criptografia AES de 256 bits. Para iniciar sessão automaticamente e com a máxima segurança, utilize a extensão do programa para os principais navegadores (Chrome, Firefox ou Internet Explorer).
Se você também utiliza o serviço de armazenamento da nuvem do Google, o Google Drive, talvez lhe interesse o seguinte artigo: Como proteger arquivos no Google Drive?
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

- Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
- Início de sessão automático
- Criação de senhas invulneráveis
Versão de teste

Comentários