Como proteger arquivos armazenados em Magenta Cloud
O que é Magenta Cloud e por que deveria criptografar arquivos na nuvem
Devido ao aumento de dispositivos conectados à rede e a agitação da vida moderna, ter que carregar dispositivos físicos, como CDs ou pen drives pode ser irritante. Além disso, este método de armazenagem e transporte de dados também representa um risco em caso de perda dos dispositivos em questão. É por isso que o armazenamento na nuvem, algo que soava estranho no início, é hoje um dos serviços de armazenamento mais utilizados no mundo. Seguindo esta tendência, surgiram muitos serviços especializados nesta prática como Dropbox, One Drive ou iCloud. Com o armazenamento na nuvem, você só precisa fazer o upload de um arquivo para a sua conta na nuvem e poderá acessar baixar ou modificar esse arquivo em qualquer dispositivo e/ou parte do mundo.Magenta Cloud é um serviço de armazenamento na nuvem alemão. Este serviço em particular oferece até 10 GB de armazenamento gratuito (25GB para os clientes de Telekom). Magenta Cloud também considera a segurança sua maior prioridade, por isso é uma opção a considerar se o que mais nos interessa é a segurança de nossos arquivos.
Por que devemos criptografar os arquivos armazenados na nuvem?
Com a segurança digital dos arquivos que nos interessam nunca são poucos os cuidados. Não importa quão fácil e conveniente é armazenar dados na nuvem, nenhum método de armazenamento é livre de vulnerabilidades de segurança, como hackeios. Qualquer um que saiba a senha seria capaz de acessar a nossa conta e fazer o que quiser com essa informação. É por isso que é altamente recomendado adicionar uma camada extra de segurança para esses documentos. Uma boa prática é a criptografia. A criptografia é uma técnica de segurança digital que consiste em codificar informações em várias etapas para tornar impossível acessá-las sem permissão.Steganos Safe é um dos programas que facilitam esta tarefa. Entre outras possibilidades de criptografia, Steganos Safe nos permite criptografar pastas e arquivos criando um cofre virtual antes de fazer upload dos arquivos para a nuvem.
TUTORIAL: como criar uma unidade segura na nuvem.
Passo 1. Baixe e instale Steganos Safe no link abaixo.
Passo 2. Depois de abrir o menu principal, selecione a opção "Criar nova unidade segura ...". Das três opções de Safes que aparecem em seguida, selecione a primeira, "Safe". (As opções de "Cloud Safe" só funcionam se você tiver instalado Dropbox, One Drive ou Google Drive).
Passo 3. Em seguida, será solicitado para decidir vários aspectos, como o nome do arquivo, a letra de unidade e o caminho onde o arquivo será salvo.
Passo 4. Em seguida, indicaremos o tamanho da unidade segura. Isto dependerá do espaço disponível que dispomos. Quanto maior for o tamanho, mais tempo a unidade segura levará para ser criada (normalmente desde alguns segundos até alguns minutos).
Passo 5. Finalmente, será solicitado escolher uma senha forte e segura para a criptografia. Só quem sabe a senha pode decifrar o arquivo.
Versão de teste

Assim, você pode proteger seus arquivos e colocá-los em uma unidade segura antes de enviá-los para um serviço como Magenta Cloud. Steganos Safe também permite aos usuários abrir pastas anteriormente criptografadas e criar unidades seguras para Windows.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.
Comentários