Como manter informações pessoais a salvo de hackers
O Google Drive, antes conhecido como Google Docs, é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem criado pelo Google. Com ele, é possível salvar arquivos na nuvem, compartilhar e editar documentos, planilhas e apresentações com colaboradores. O Google Drive está integrado com Google Docs, Sheets e Slides em um pacote office que permite editar de forma colaborativa os documentos. Atualmente, mais de 240 milhões utilizam este serviço.
Em 2015, o Google afirmou que há quase 1 milhão de usuários que pagam pela solução e implantaram novas medidas de segurança no seu sistema. Como serviço de armazenamento na nuvem é bastante confiável. Porém, se você decide armazenar algum arquivo realmente importante e queira ter a certeza de que não poderá ser filtrado ou acessado por terceiros só há uma coisa que pode fazer para evitá-lo: criptografar os seus arquivos. Todos os serviços de armazenamento na nuvem já sofreram ataques. Esta é uma medida básica de proteção anti-hackers.
A forma simples e rápida de criptografar arquivos confidenciais e sincronizar automáticamente com o Google Drive é utilizando o Steganos Safe.
Como criptografar arquivos privados para Google Drive
Passo 1. Primeiramente, baixe o cofre virtual da Steganos em seu PC. Instale e abra o Steganos Safe para criar sua unidade segura no Google Drive.
Passo 2. Clique em "Criar um novo Safe". Então, selecione “Cloud Safe” e escolha a opção de criar uma unidade segura para Google Drive.
Passo 3. Nomeie seu cofre virtual e defina o tamanho que deseja que tenha a unidade segura.
Passo 4. A seguir, defina uma senha para acessar seu Cloud Safe. Você terá a opção de usar sua senha, criar uma senha com o gerador de senhas integrado ou utilizar o PicPass, que é uma combinação de imagens como senha.
Passo 5. Copie os arquivos para dentro da unidade segura. Para que o cofre virtual seja sincronizado com o provedor de armazenamento na nuvem, feche a unidade segura e este será automaticamente sincronizado.
Versão de teste

Seguindo estes passos, qualquer pessoa que conseguir acessar a sua conta do seu Google Drive não poderá fazer nada com os seus arquivos. Ao tentar abrir o arquivo, não poderá identificá-lo pois tudo o que verá será um código estranho. Depois dessas configurações iniciais, se quiser criptografar mais arquivos (ou inclusive todos!) só precisa arrastá-los desde a sua pasta do origem e soltá-los dentro do cofre virtual.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.
Jorge Godoi
Todos os arquivos no Google Drive, criptografados em um SAFE, podem ser compartilhados. Como ficaria o compartilhamento nesse caso? Eu teria que retirar a criptografia para que a pessoa com quem eu compartilhei pudesse ter acesso ao arquivo?
Paula
Olá Jorge.
A pessoa com quem você estaria compartilhando o Safe, teria que abrir o arquivo usando a senha correta. Ou seja, você teria que compartilhar a senha também. Abs!
Marcelo Dilda
Boa tarde,
Tenho uma duvida quanto ao funcionamento do Safe 18, tenho o google drive instalado no servidor, faço backup dos arquivos para o drive semanalmente, gostaria de saber se esses arquivos que são zipados para a pasta do drive e substituidos a cada semana, ficariam com senha.
Muito obrigado.
Bruna Santos
Olá Marcelo,
se os arquivos forem colocados em um Safe, neste caso um safe sincronizado com o Google Drive, então sim, os arquivos serão criptografados antes de serem enviados para a nuvem. Os arquivos que ele sincroniza diretamente com o Google Drive (sem criar um Safe primeiro) não são afetados pelo Safe 18 de nenhuma forma.
Atenciosamente,
Bruna