Aprenda a proteger arquivos privados de ataques à nuvem
Você adora ter todos os seus arquivos no OneDrive e considera que é a solução mais prática que há para carregar os arquivos onde estiver? É um fato inquestionável que o armazenamento na nuvem é muito mais prático que qualquer dispositivo físico de armazenamento de dados. E, para melhorar, o serviço da Microsoft é ótimo tanto em prestações quanto em preço. Uma das características do OneDrive é que está disponível para todo tipo de dispositivos. E isto faz que realmente os arquivos podem ser acessados e visualizados em qualquer dipositivo, em qualquer lugar que haja conexão à internet.
Existe alguma vantagem mais no serviço do OneDrive? Sim, várias! A facilidade para compartilhar arquivos, gerir permissões, recuperar versões antigas de arquivos e para melhorar existe a possibilidade de usar os programas do pacote Microsoft Office (Excel, Power Point, Word, etc) online gratuitamente! Porém, claro, nem tudo são vantagens. A maior desvantagem do serviço do OneDrive (e qualquer serviço de armazenamento na nuvem) é a fragilidade da segurança dos seus arquivos. OneDrive é um serviço de confiança, porém nenhum serviço de armazenamento na nuvem é realmente seguro. É possível que os seus dados sejam roubados antes mesmo de chegar aos servidores da Microsoft, durante a transferência de arquivos.
Se você quer proteger a privacidade dos seus dados e tomar uma medida de proteção anti-hackers, principalmente com aqueles arquivos que têm informações mais importantes, a solução é fácil. Precisará criptografar os seus arquivos! Para isso, utilize um programa simples e seguro como o Steganos Safe. Assim, mesmo que um hacker consiga por as mãos nos arquivos, não conseguirá abri-lo e ler o seu conteúdo. O arquivo só pode ser lido por você ou qualquer pessoa para a qual você tenha cedido a senha.
Passo a passo: como criptografar arquivos na nuvem
Passo 1. Baixe o Steganos Safe e instale-o no seu computador. Uma vez instalado, abra-o e siga os seguintes passos para gerar uma unidade segura no OneDrive.
Passo 2. Na janela principal do programa, clique no ícone de "Criar um novo Safe". Entre as opções que aparecerão, selecione "Cloud Safe" e escolha um serviço de armazenamento entre DropBox, OneDrive e Google Drive.
Passo 3. Escreva um nome para o seu cofre virtual e ajuste o tamanho da unidade segura que quer criar.
Passo 4. Após isso, escreva qual será a senha que dará acesso aos arquivos armazenados no seu Cloud Safe. Você pode criar uma senha própria ou tuilizar o gerador de senhas integrado do programa, que facilitará uma senha segura. Outra opção é utilizar o PicPass, com o qual poderá definir uma combinação de imagens como senha.
Passo 5. Copie os arquivos para dentro da unidade segura. Para que o cofre virtual seja sincronizado com o provedor de armazenamento na nuvem, feche a unidade segura e este será automaticamente sincronizado.
Versão de teste





Depois de fazer essa configuração inicial, o processo fica mais fácil ainda! Se você quiser criptografar mais arquivos em algum outro momento, só precisará abrir o cofre virtual do Steganos Safe e arrastar os arquivos da pasta de origem para dentro desta unidade segura que você criou.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.
Comentários