Uma das opções mais seguras para guardar e manter arquivos confidenciais seguros é a criptografia. Especialmente em se tratando dos métodos modernos onde seria, virtualmente, impossível quebrar tanto as senhas (chaves) quanto reajustar os arquivos em si de modo que ele se torne legível novamente sem a palavra-chave correta.
Criptografar os arquivos pessoais e comerciais não é apenas uma tática segura, mas sim uma aposta certa de que ninguém além do você conseguirá ler seus dados mais importantes. Com base nisto, existem alguns programas no mercado que oferecem este tipo de ferramenta tão importante nos dias de hoje, quando terceiros estão sempre à espreita para violar nossa privacidade na primeira oportunidade.
Ordens judiciais e a criptografia
Assim como postulado por um projeto de lei alemão em 2013, “as ordens judiciais para descriptografar, que forçam os suspeitos à decodificarem seus dados em seus computadores, podem ser uma violação da Convenção Européia sobre os Direitos Humanos (ECHR)”. Dito isto, é sempre importante utilizar um programa que, além de empregar criptografia de ponta, não introduza portas laterais ou chave mestra que descriptografe todos os arquivos.
Uma vez que você ou sua empresa utilizem este tipo de software, fica impossível de que tanto pessoas mal intencionadas quanto o governo, juízes e tribunais possam abrir seus arquivos. Por mais que sejam empregadas estas discutíveis ordens judiciais, no final das contas, a única pessoa que poderá abrir o arquivo criptografado será aquela que o criptografou.
Isso deixa a questão mais simples, especialmente em se tratando de firmas de advocacia e de administração que lidam com material sensível o tempo todo. Com o uso de um programa de criptografia de ponta, os termos de sigilo e/ou sigilo profissional pela relação advogado-cliente ficam resguardados, não importando o peso e tamanho das intimações ou ordens judiciais para liberar tais arquivos.
Conheça a Steganos e o Steganos Privacy Suite
Uma empresa que atende, estritamente, a todos estes requisitos e mais alguns é a Steganos. Com sua grade de programas especializados em segurança digital, esta companhia consegue unir o útil ao agradável enquanto trás para seus clientes proteção ilimitada tanto para arquivos quanto para conexões.
Dito isto, vamos focar um pouco na ampla criptografia e privacidade oferecida pelo Steganos Privacy Suite. Com este software você poderá criptografar arquivos no computador, em pen-drive e na nuvem sem qualquer complicação ou necessidade de conhecimentos específicos. Ele também possibilita a destruição irreparável de arquivos, além de ainda cuidar da privacidade evitando rastreamento. Veja abaixo um pequeno tutorial sobre como utilizar o Steganos Privacy Suite.
Como usar o Steganos Privacy Suite para proteger seus arquivos importantes
Passo N.º 1: Baixe a versão de teste do programa clicando no botão abaixo.
Versão de teste

Passo N.º 2: Assim que o download terminar, instale o arquivo e abra-o assim que a instalação acabar. Ao abrir o programa, talvez a tela abaixo se abra, pois você está utilizando a versão de teste. Apenas clique em “Agora não” na parte inferior esquerda da tela e prossiga.
Passo N.º 3: Então, clique em “Safe”, conforme indicado na tela abaixo e vá adiante.
Passo N.º 4: A seguir, clique em “Criar um novo Safe...”, e na tela recém aberta, escolha onde de seja criar seu novo safe. Para este tutorial criaremos um safe local no computador. Lembre-se que este cofre pode ser enviado por e-mail, colocado em nuvem e em pen-drive para ser aberto depois por aqueles que possuem a senha utilizada no momento da criação.
Passo N.º 5: Depois disso, escolha qual será a partição do safe em seu sistema e o nome dele.
Passo N.º 6: Então, é hora de escolher o tamanho inicial do nosso novo cofre virtual. Escolha um tamanho que sirva para suas necessidades agora, mas não se preocupe pois ele se expande automaticamente conforme você adiciona mais arquivos.
Passo N.º 7: Agora vamos escolher uma senha que irá proteger nosso cofre quando fechado. O Steganos Safe do Steganos Privacy Suite possibilita que você possa escolher entre geração automática de senha, PicPass, que possibilita a criação de uma senha através de uma sequência de imagens, e o uso de um teclado virtual para evitar os keyloggers. Caso não deseje usar nenhuma dessas opções, apenas digite sua melhor senha, monitorando a força da mesma na parte inferior da janela, e prossiga.
Após alguns momentos, o programa terá terminado a criação do Safe e você pode gerenciá-lo a partir do Windows Explorer na unidade selecionada no passo 5. Não se esqueça de clicar sobre o safe criado no Steganos Safe do Steganos Privacy Suite para fechá-lo quando terminar de utilizar.
Uma vez fechado, o cofre virtual pode ser enviado para onde você desejar, sendo apenas necessário que a máquina que vá abri-lo tenha o Steganos Privacy Suite instalado para importar o arquivo, o que se torna ainda mais fácil, pois a licença paga do Steganos Privacy Suite possibilita que o programa seja usado simultaneamente em 5 máquinas.
Tal vez você se interesse em:
Descubra como (proteger arquivos legais na nuvem)
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

- Protege a privacidade online
- Criptografa e oculta arquivos
- Gerencia e protege suas senhas
Versão de teste

Comentários