Como proteger os arquivos pessoais subidos no Google Drive
O Google Drive, anteriormente conhecido como Google Docs, é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos criado pelo Google. Permite que os usuários armazenem arquivos na nuvem, os compartilhem e editem documentos, planilhas e apresentações com colaboradores. O Google Drive compreende Google Docs, Sheets e Slides em um pacote office que permite editar de forma colaborativa os documentos. O serviço foi lançado em 2012 e tem mais de 240 milhões de usuários ativos.
O Google afirmou em 2015 que tem aproximadamente 1 milhão de usuários de pagamento e que implantaram novas medidas de segurança no seu sistema. Sem dúvidas, é um serviço de armazenamento confiável. Porém, se você decide armazenar algum arquivo realmente importante que queira ter a certeza de que não poderá ser filtrado ou acessado por terceiros só há uma coisa que pode fazer para evitá-lo: criptografar os seus arquivos. Esta é uma medida básica de proteção anti-hackers.
Neste artigo ensino como criptografar os seus arquivos pessoais de forma simples e rápida com o Steganos Safe.
Criptografar arquivos privados para subir na nuvem
Passo 1. Primeiramente, baixe o cofre virtual da Steganos em seu PC. Instale e abra o Steganos Safe para criar sua unidade segura no Google Drive.
Passo 2. Clique em "Criar um novo Safe". Na janela que se abre, selecione a opção “Cloud Safe” e escolha Google Drive.
Passo 3. Nomeie seu cofre virtual e defina o tamanho que deseja dar à unidade segura.
Passo 4. A seguir, defina uma senha para acessar seu Cloud Safe. Você terá a opção de usar sua senha, criar uma senha com o gerador de senhas integrado ou utilizar o PicPass, que é uma combinação de imagens como senha.
Passo 5. Copie os arquivos para dentro da unidade segura. Para que o cofre virtual seja sincronizado com o provedor de armazenamento na nuvem, feche a unidade segura e este será automaticamente sincronizado.
Versão de teste





Seguindo estes passos, qualquer pessoa que conseguir acessar a sua conta do seu Google Drive não poderá fazer nada com os seus arquivos. Ao tentar abrir o arquivo, não poderá identificá-lo pois tudo o que verá será um código estranho.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.
Comentários