Como criptografar um Pendrive
Pen drives são dispositivos que oferecem grande capacidade de armazenamento e longa vida útil, além de serem pequenos e muito portáveis. Hoje em dia é difícil achar alguém que não possua estes pequenos dispositivos e não o utiliza em diversas ocasiões: armazenar dados, transferir dados, aceleram o computador, etc. Podemos também carregar um sistema operacional em um dispositivo deste e o rodar em quase todos os computadores existentes.
Sendo assim, nada mais lógico do que se preocupar com a segurança de dados. Este mesmo autor já perdeu pen drives em vôos, esquecendo o mesmo no avião, com dados bastante importantes, mas, por sorte, criptografados.
Hoje temos bastantes opções de software de criptográfica que trabalham não só com os dados dos seus computadores, e-mail ,arquivos nas nuvens, mas principalmente com dispositivos de armazenamento de dados USB. Eles não podem ser considerados menos importante.
Neste senário aconselhamos a utilização do software da Steganos: o Steganos Safe. Pode baixar o software clicando no botão abaixo:
Versão de teste

O Steganos Safe atua em todas as formas de armazenamento de dados já citados e complementa muito bem a proteção dos pen drives ou qualquer outro tipo de dispositivo de armazenamento de dados USB. Após baixar o programa, execute-o e siga com a instalação, escolhendo as opções padrões do instalador (a não ser que queira customizá-lo). Ao iniciar o programa e criar uma unidade segura, o mais importante do processo é a escolha de uma senha mestre, que será sempre pedida na hora de executar o programa e acessar seus arquivos.
A escolha de uma senha mestre é de vital importância. Ela tem de ser forte o suficiente para evitar que seja hackeada e também não pode ser esquecida, com a penalidade de perder definitivamente os dados criptografados. Por isso, é fundamental armazenar esta senha em algum outro lugar, preferentemente em um gerenciador de senhas, como o Steganos Password Manager.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.
Comentários