Aprenda a proteger os seus arquivos pessoais com criptografia
Dropbox é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais conhecidos em todo o mundo. É uma das plataformas mais utilizadas para compartilhar arquivos com outras pessoas, mas também é uma excelente maneira de manter um backup dos seus arquivos. Nos últimos anos Dropbox investiu muito na melhora dos seus serviços e atualmente dispõe de muitos outros recursos, por exemplo, é possível inclusive programar um backup automático das suas fotos com a app para celulares. Com certeza Dropbox é um bom lugar onde manter guardados os seus arquivos se está buscando um serviço armazenamento na nuvem. A única desvantagem é que não permite criptografar os arquivos e guardá-los com uma senha.
Por quê é tão importante criptografar os arquivos? Ao armazená-los na nuvem, eles nunca estarão 100% seguros. Se você subir na nuvem arquivos com informações delicadas, privadas ou confidenciais sempre estará correndo um risco. Por isso, antes de subir algum arquivo importante na nuvem sempre se recomenda criptografá-lo. Esta é a forma de proteção anti-hackers mais eficaz. Como se faz? É muito mais simples do que você imagina.
Para criptografar os arquivos com um método realmente acessível com usuários sem necessidade de ter nenhum tipo de conhecimento técnico utilizamos o Steganos Safe.
Passo a passo: como criptografar e sincronizar arquivos de forma automática
Passo 1. Faça o download do Steganos Safe e instale o programa no seu computador. Siga os passos de instalação e abra o programa.
Passo 2. Na janela principal do programa, clique no ícone de "Criar um novo Safe". Entre as opções que aparecerão, selecione "Cloud Safe" e escolha um serviço de armazenamento entre DropBox, OneDrive e Google Drive.
Passo 3. Defina o nome do seu cofre virtual e ajuste o tamanho da unidade segura às suas necessidades.
Passo 4. A continuação, determine uma senha que utilizará sempre para acessar o seu Cloud Safe. Você poderá usar a senha criada por você, criar uma senha segura com o gerador de senhas integrado ou utilizar o PicPass, que é uma ferramenta que permite definir uma combinação de imagens como senha.
Passo 5. Copie os arquivos para dentro da unidade segura. Para que o cofre virtual seja sincronizado com o provedor de armazenamento na nuvem, feche a unidade segura e este será automaticamente sincronizado.
Versão de teste





Depois de configurar o seu cofre virtual, sempre que quiser poderá criptografar novos arquivos. O único que precisará fazer é arrastá-los dentro da unidade segura que criou e o programa criptografará e sincronizará com o Dropbox automaticamente.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.
Comentários