O que é ransomware?
Muito tem se falado nos últimos tempos sobre os ataques de ransomware ou de resgate tanto em computadores pessoais quanto em sistemas comerciais. Mas você sabe, realmente, o que vem a ser um ransomware? Quais são as vulnerabilidades de sistema que acabam abrindo caminho para este tipo de infecção?
O ataque de ransomware ou malware de resgate ocorre quando um programa malicioso entra no computador, com o comportamento conhecido de vírus e, basicamente, bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos e sistema, exigindo um pagamento - daí o termo “resgate” - para restaurar o uso normal da máquina ou máquinas.
Danos já causados pelos ransomwares
Incontáveis computadores pessoais e empresariais já foram afligidos pelos ataques de ransomware, os quais sempre exigem pagamentos em Bitcoin, uma moeda criptográfica virtual, para liberar o acesso de volta ao administrador padrão do sistema.
Os ataques de ransomware parecem ter, em grande parte, preferência por atacar sistemas hospitalares, uma vez que, de acordo com a Solutionary, empresa norte-americana de segurança digital; 88% dos ataques de resgate ocorreram nestas instituições.
Além disso, outro alvo relatado de ransomware foi a biblioteca pública de St. Louis nos EUA, que teve seu sistema inteiro criptografado e, como decidiu não pagar o resgate, teve de perder todos os dados armazenados, como quem tinha qual livro emprestado e etc, precisando refazer todo seu sistema.
Fora todos estes danos causados ao comércio e à instituições públicas, ainda acredita-se que até mesmo bancos foram vítimas de ransomware, apesar de nenhum deles ter declarado abertamente tal fato. Enfim, a única maneira de lidar com o ransomware é através da prevenção já que não existe medida que livre o computador afetado do problema uma vez que ele esteja comprometido.
Como se proteger do ransomware
Diferentemente de muitos vírus e malwares, não existe cura ou meio seguro de se livrar desse problema depois que ele se estabelece, mesmo se o pagamento seja feito, pois neste caso você ficaria dependendo da boa vontade dos hackers em lhe repassarem a chave secreta que decodificaria os arquivos criptografados.
Então, em se tratado do ataque de ransomware, existem apenas duas medidas a serem tomadas: Prevenção e rotina de restauração. Na primeira, é importante instruir todos os funcionários e usuários do sistema para que não baixem arquivos desconhecidos, tão pouco abram programas suspeitos, como supostas imagens que terminem em .exe ou .bat.
Já a segunda é um pouco mais complicada de realizar, uma vez que exige preparação prévia. Para ter uma boa rotina de restauração, é necessário que o administrador do sistema, no caso de empresas ou usuário responsável, no caso de computadores pessoais; realize backups regulares das informações mais relevantes e a coloque em cofres criptografados em nuvem.
Desta maneira, por mais que ocorra um ataque de ransomware, apenas é necessário que seja feito uma formatação e reinstalação do sistema operacional, repondo os arquivos perdidos por aqueles previamente salvos e criptografados na nuvem.
Um programa que facilita muito na hora de prevenir a perda de dados na ocorrência de um ataque de ransomware é o Steganos Privacy Suite e sua simplicidade em criar cofres na nuvem. Caso queira descobrir como esse programa funciona e começar a se preparar caso algum dia enfrente um ransomware, faça o download da versão de teste do Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo e veja alguns tutoriais (que estão logo abaixo), e tenha uma proteção viável ao ataque de ransomware.
Versão de teste

Saiba também como:
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

- Protege a privacidade online
- Criptografa e oculta arquivos
- Gerencia e protege suas senhas
Versão de teste

Comentários