O que é creepware?
Dentre todas as ameaças virtuais, uma das que mais causa preocupação e danos ao usuário é o creepware. Este tipo de programa malicioso, quando se instala no computador, notebook, tablet ou smartphone acaba enviando, em tempo real, o que a câmera ou webcam está captando em dado momento.
Imagine que você está em seu quarto com o notebook ligado e vai trocar suas roupas ou acaba de sair de um banho. Você não vai se importar de trocar-se ou vestir-se com o notebook aberto e até mesmo ligado, mas deveria! Se seu dispositivo tiver sido infectado com um creepware, você pode ser vítima de um criminoso virtual e estar enviando sem conhecimento imagens de sua casa, do seu quarto e de você.
Maiores problemas de quem é atacado por um creepware
Diferentemente de outros malwares, com o creepware você não terá danos ao seu computador e sistema, mas sim à sua imagem. Existem inúmeros casos de hackers que usam esta ferramenta para extorquir suas vítimas para pagarem resgate, caso contrário suas fotos e vídeos mais íntimos vão parar na rede.
Apesar de não ser comum, o creepware também pode ser usado para roubar informações do dispositivo afetado, expondo números de cartões de crédito, contas bancárias e de e-mail sem o mínimo pudor. Também existem relatos onde hackers se valeram de creepwares para efetuar ataques de negação de serviço, o famoso DDoS.
Como se proteger e evitar a ameaça do creepware
Proteger-se contra o creepware tem muito a ver com usar o bom senso enquanto estiver navegando em águas cibernéticas profundas. Trocando em miúdos, sempre saiba muito bem onde você clica na rede e em seus e-mails.
Se um suposto príncipe nigeriano enviar um e-mail dizendo que lhe enviou valores na conta bancária, não saia clicando de qualquer forma nos anexos enquanto busca o telefone da residência real da Nigéria para agradecer por telefone. Em situações como esta, sempre faz bem para a saúde tanto de seu dispositivo quanto para a sua, desconfiar do conteúdo anexo.
Não clique em links duvidosos ou que você não tenha certeza sobre a autenticidade dos mesmos
Não abra anexos de e-mail se não souber, com certeza, quem é o destinatário
Mantenha os antivírus de seus dispositivos sempre atualizados
Configure seus firewalls apropriadamente, de modo que recusem qualquer conexão suspeita
Mantenha seu navegador e outros softwares sempre atualizados. Com muita frequência os hackers exploram as brechas de segurança presentes nesses programas
Mantenha seu sistema operacional atualizado
Não baixe qualquer programa de fonte desconhecida
Nunca use compartilhamento p2p, como BitTorrent, sem tomar as precauções necessárias
Use programas que possam proteger sua webcam e arquivos mais importantes com uma criptografia pesada
Caso ainda fique em dúvida ou se sinta inseguro, faça como Mark Zuckerberg e passe uma fita sobre a câmera, isso com certeza fará com que o creepware não consiga “ver” nada.
Algo que sempre funciona para evitar que sua webcam seja “sequestrada” por um creepware é utilizar o Steganos Privacy Suite. Este programa possui uma opção muito oportuna nesses casos, que protege a conexão da sua webcam, evitando que qualquer pessoa de fora possa ver o que ocorre na frente de seu computador.
Algo que sempre funciona para evitar que sua webcam seja “sequestrada” por um creepware é utilizar o Steganos Privacy Suite. Este programa possui uma opção muito oportuna nesses casos, que protege a conexão da sua webcam, evitando que qualquer pessoa de fora possa ver o que ocorre na frente de seu computador.
Caso deseje conhecer o programa, baixe a versão de teste do Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo e descubra tudo o que ele pode te oferecer na prática.
Versão de teste

Saiba também:
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

- Protege a privacidade online
- Criptografa e oculta arquivos
- Gerencia e protege suas senhas
Versão de teste

Comentários